Transporte Aquaviário: análise e modelagem de operações logística-portuárias visando a melhoria da eficiência operacional.

Transporte Aquaviário: análise e modelagem de operações logística-portuárias visando a melhoria da eficiência operacional.

Resumo: Com a nova organização mundial, baseada na constituição de mercados globais, exige-se a criação de sistemas logísticos eficientes, capazes de escoar a produção para os mercados externos. Assim, os portos, como meio de transporte, devem ser analisados como um elo extremamente importante na integração do mercado nacional e global e, a sua modernização encontra-se entre as principais ações a serem desenvolvidas no plano de redução dos custos nacionais, bem como no aumento das exportações. O Brasil, por apresentar características que o destacam no setor marítimo e fluvial, por possuir 7.408 km de fronteira com o Oceano Atlântico (principal porta de entrada e saída de cargas para o mundo) e devido ao ganho de escala e ao baixo custo, apresenta o modal aquaviário com a maior quantidade de carga escoada do país para o exterior. Assim, é imperativo a reestruturação do sistema portuário, tornando-se crucial analisar e avaliar o desempenho dos portos para melhorar e ampliar a importância e o desenvolvimento de uma região ou país. A análise dos portos brasileiros bem como dos agentes envolvidos na atividade do transporte aquaviário (sejam as indústrias, os operadores portuários, navegadores, etc.) é vital para o desenvolvimento regional e nacional, visto que os portos são entrada e saída para conexões com o mercado e, desse modo, a ineficiência ou gargalos apresentados no setor portuário poderá tornar-se impedância para o desenvolvimento brasileiro. É neste cenário que este projeto de pesquisa pretende atuar, ao propor o estudo da análise de eficiência portuária e, modelagem do comportamento dinâmico do transporte aquaviário utilizando o conceito de agentes colaborativos.

Coordenadora: Vanina Macowski Durski Silva

Aluno de Iniciação Científica: Gabriel Campos Pires

Iniciação Científica Voluntária.