Otimização do Processo de Carregamento de Contêineres

Otimização do Processo de Carregamento de Contêineres – São utilizados métodos heurísticos como ferramentas de solução para o problema de carregamento de contêineres.

Com o crescimento da economia global também cresce a quantidade de produtos e mercadorias transportadas dentro de contêineres, caminhões, vagões ferroviários ou paletes. Se o carregamento for feito de forma eficiente, ou seja, de forma a maximizar o espaço ocupado pelas caixas, ou mercadorias, pode-se ter um grande impacto na economia das empresas envolvidas, e ainda, trazer benefícios ecológicos globais, uma vez que o fluxo de navios ou caminhões pode ser diminuído. Estas considerações motivam o Problema de Carregamento de Contêiner (PCC), o qual pode levar ou não em consideração a estabilidade do carregamento, a resistência ou fragilidade das caixas, limitação de peso da carga, múltiplos destinos da carga, etc. Embora sejam feitas algumas simplificações no modelo matemático do PCC, trata-se de um problema linear inteiro não polinomial de difícil solução e não existem técnicas exatas de solução que possam ser aplicadas de maneira eficiente. Estas considerações têm motivado o estudo e o desenvolvimento de diversos métodos aproximados (heurísticos e meta heurísticos) para resolver o PCC. Pretende-se neste trabalho estudar as principais técnicas disponíveis na literatura e apresentar novas técnicas baseadas nas meta heurísticas Variable Neighborhood Search e Scatter Search na solução deste problema. As novas técnicas propostas serão implementadas computacionalmente e testadas em sistemas clássicos que aparecem na literatura, a fim de se comparar os resultados obtidos.

Coordenadora: Silvia L. S. Taglialenha

Aluno de Iniciação Científica: Guilherme Laux Kolling

Bolsista Jovens Talentos